Pesquisa

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Nação Pernambuco - Lorenzo Aldé.

Nesse texto podemos ver claramente o que acontece hoje na questão sobre o nativismo, o orgulho de sua região, que muitas vezes se confunde com Pátria.

O JORNALISTA LORENZO ALDÉ PARA EXPLICAR O ORGULHO DO PERNAMBUCANO EM UM EXEMPLO DE NATIVISMO CITA A NAÇÃO ZUMBI EM: "Nação Pernambuco". Eu já conhecia o trabalho de Chico Science e a nação zumbi e o movimento Mangue Beat (inventado já na década de 1970 pelo guitarrista Robertinho de Recife), uma mistura do moderno com o tradicional, que projetou o falecido Chico Science para o mundo.

Nesse texto mostra um orgulho tão exagerado, por parte dos pernambucanos, chegando ao ponto de dizer que quem fundou a cidade de Nova York foram quem? Quem? pois é os pernambucanos, mas afinal quem não tem orgulho do seu estado de origem? Esse orgulho vem desde a época imperial, onde os estados que conhecemos hoje eram pátrias, o Brasil era o país e a nação era Portugal. Onde na Bahia Cipriano Barata defende junto a câmara portuguesa os interesses de sua pátria baiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário