Pesquisa

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Resenha do filme: A OUTRA (The Other Boleyn Girl)

Um filme dirigido por Justin Chadwick, que tem em seu elenco atores como: Scarlett Johansson, Natalie Portman, Eric Bana, Jim Sturgess.

Esse filme trata das causas que levaram à Inglaterra ao rompimento com a igreja católica e reforma da igreja nesse país, dando um novo rótulo (anglicana), que marca o rei não somente como o dono da terra e agora chefe da religião, dando a ele e aos seus súditos (os conspiradores como mostra Maquiavel em “o príncipe”) o controle da sociedade.

Ana (Natalie Portman) e Maria (Scarlett Johansson) são irmãs que foram convencidas por seu pai e tio a aumentar o status da família entretendo o rei Henrique Tudor (Eric Bana), da Inglaterra.

Elas vão morar na corte e Maria conquista o rei, dando-lhe um filho ilegítimo. Mas não é o suficiente para que Ana desista de seu intento, buscando de todas as formas se vingar de sua irmã Maria a quem ela acusa de ter divulgado seu casamento realizado em segredo com um jovem de família importante, visto que os casamentos entre famílias importantes teria que haver uma divulgação oficial e da rainha Catarina de Aragão (Ana Torrent), que teve um peso muito forte na decisão de mandá-la para o exílio na França. Onde aprendeu com os nobres a arte da manipulação, reproduzindo em sua volta a Inglaterra algo bem parecido com o que faz seu tio e pai, com uma exceção que eles fazem para obter prestigio para a família e ela com intuito de vingança. O que irá culminar na dissolução do casamento real para uma união nova que não contará com a aprovação de Roma e resultará na separação com a igreja católica.

Então Ana (Natalie Portman) se casa com o rei Henrique VIII (Eric Bana), com a promessa de dar a ele um herdeiro legítimo, o que não acontece, nascendo uma menina (Elizabeth) e depois um filho que nasce morto para descontentamento do rei, levando ele a procurar em outras famílias mulheres para seu entretenimento. O que levam Ana a atitudes desesperadoras que a levará a um julgamento onde será acusada de traição, em um tribunal onde seu tio também é um magistrado e sentenciam ela e o irmão a morte.

Esse filme trata das causas que levaram à Inglaterra ao rompimento com a igreja católica e reforma da igreja nesse país, dando um novo rótulo (anglicana), que marca o rei não somente como o dono da terra e agora chefe da religião, dando a ele e aos seus súditos (os conspiradores como mostra Maquiavel em “o príncipe”) o controle da sociedade.

O título da obra “A outra” em português, trata de quem afinal? Ana ou Maria? Em um exemplo de superação diante de tantos empecilhos para que ela se aproximasse do rei e conquistasse a sua confiança em meio à sedução, em um jogo, onde a vingança e prestígio familiar são os maiores destaques, então seria Ana, mas visto que Maria encantou Henrique VIII, amando-a e lhe dando um filho homem, escapando ilesa dessa trama talvez pudesse ser ela a outra, visto diante desses pequenos equívocos cria-se uma lacuna, onde o título é tão pequeno diante de tantas outras que passaram pela vida desse rei.

A análise aqui é de uma Inglaterra onde as famílias importantes em busca de prestígio, se submetem aos mandos e desmandos de uma nobreza que passam por cima dos valores por uma mercê do rei. E por conseqüência o rompimento com a igreja católica, reformulando a igreja, dando ao rei o título de chefe.

É nesse contexto, onde o rei tentará preservar o máximo em sua igreja da tradição e costumes católicos. Também as penas de morte que é um meio de divertimento das maças, farão de católicos e Ana baptistas suas vítimas no reino unido, onde os católicos terão seus bens confiscados pelo estado.

Esse filme pode ser usado para explicar aos alunos seja do ensino fundamental, médio ou superior, como nasceu à igreja anglicana, fazendo uma ligação com o sistema monárquico proposto por Maquiavel ou outros autores do gênero. Sempre com o olhar da crítica, pois muitas vezes confunde a idéia do autor ou diretor com o fato histórico.

O AUTOR

Philippa Gregory nasceu em 9 de Janeiro 1954 é uma romancista britânica, associada principalmente por suas obras de ficção baseadas em História real. Nasceu no Quênia, quando tinha dois anos sua família mudou-se para Inglaterra. Na escola, era rebelde, mas decidida a cursar a Universidade, estudando na Universidade de Sussex. Ela trabalhou na rádio da BBC por dois anos antes de freqüentar a Universidade de Edinburgh, onde ela conquistou seu doutorado em literatura do século 18. Gregory, que deu aulas na Universidade de Durham, Universidade de Teesside, Universidade Open, foi nomeada Fellow na Universidade de Kingston em 1994. O passado acadêmico de Gregory deu a ela conhecimento e entusiasmo de muitos períodos da história, mas em particular o período Tudor (na Inglaterra), e o século 18. A sua pesquisa sobre a literatura do século 18 a levou a escrever sua trilogia que mais vendeu: Trilogia Wideacre, que foi seguida pelo livro The Wise Woman. O romance A Respectable Trade que fala sobre o tráfico de escravos na Inglaterra, situado no século 18 na cidade de Bristol, foi posteriormente adaptadado para um seriado para o canal da BBC. O roteiro de Philippa foi nomeado a um BAFTA, ganhou um prêmio do Comitê de Igualdade Racial e o filme foi transmitido para todo o mundo.

O romance de maior sucesso de Gregory foi A Irmã de Ana Bolena, que foi publicado em 2002 e adaptado para o cinema em 2007 por Justin Chadwick. No ano de sua publicação A Irmã de Ana Bolena também ganhou o prêmio Parker Romantic Novel of the Year e posteriormente houve as sequências: O Bobo da Rainha, O Amante da Virgem, A Princesa Leal, A Herança de Ana Bolena e The Other Queen.

O DIETOR

Justin Chadwick, nascido em 6 de dezembro de 1968, em Salford, criado em Manchester e Bolton. Sua mãe é uma professora de arte. Justin juntou Bolton Little Theatre e jogou Billy Casper em 'Kes' em 11. Ele então se juntou Manchester juventude teatro e Jan jogado na estreia mundial de Ian Serraillier de A Espada de Prata no Oldham Coliseum aos 14 anos. Justin formou-se com uma primeira licenciatura Class em Performing Arts Drama de Leicester. Ao longo da faculdade, ele fazia parte de NSDF (Festival Nacional de Teatro Student).

Justin é premiado na televisão, teatro e diretor de cinema que recentemente completou tiro O aluno da primeira série, estrelada por Naomie Harris para fotos Origem / Productions Sexto Sentido para a BBC Films e da UK Film Council. Seu primeiro longa-metragem foi o aclamado The Other Boleyn Girl (a outra), que estreou em 2008 no Festival Internacional de Berlim, estrelado por Eric Bana, Natalie Portman e Scarlett Johansson.

Anterior a esta Justin set-up da mini-série, Bleak House, e nove dos quinze dirigido episódios, que foram transmitidos pela BBC no Reino Unido, e pela PBS nos Estados Unidos como parte de sua série Masterpiece Theatre. Ele foi indicado para o Prêmio Emmy Prime-time para Outstanding Diretor para um filme, Minissérie ou Especial Dramático, a Royal Television Society Award para o desempenho Breakout Behind the Scenes, e, o prêmio BAFTA de Melhor Direção por seu trabalho em Bleak House, que foi o vencedor Melhor Drama Serial no British Academy Television Awards 2006. Bleak House foi nomeada para dois Globos de Ouro, três Satellite Awards e ganhou a Royal Television Society Awards, a Broadcasting Awards Press Guild Awards eo Television Critics.

Vindo de um fundo de ator, ele começou sua carreira como diretor no teatro com a premiada produção, incluindo Molieres Hypochondriac nas salas Assembley durante o Festival de Edimburgo. Ele fez sua estréia na televisão com o 1993 Family Style televisão filme estrelado por Ewan McGregor, depois que ele dirigiu e atuou em Shakespeare Shorts, uma série que explorou a história de personagens de Shakespeare e apresentou-os em cenas-chave da toca em que apareceram. Ele dirigiu episódios de East Enders, Byker Grove, The Bill, Spooks, e criar a série "para Red Cap e Prevenção Murder.

Edimarcio da Silva Souza, Acadêmico do Curso de História da Faculdade de Filosofia, ciências e Letras de Duque de Caxias – FEUDUC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário